sábado, julho 25, 2009

O génio egoísta?

Richard Dawkins é um dos intelectuais mais proeminentes dos nossos tempos. Além de ser um interprete e divulgador da moderna teoria da evolução (destaca-se, entre outros, a publicação do livro "The Selfish Gene") tem tido a coragem, rara, de assumir publicamente um ateísmo militante que culminou na escrita do seu livro "The God Delusion".

"when one person suffers from a delusion it is called insanity. When many people suffer from a delusion it is called religion".

Quem se mete nestas andanças não pode, naturalmente, pretender passar despercebido e a polémica gerada em torno da sua argumentação contra as religiões não surpreende.

Mas é interessante ver que alguns dos seus críticos aparecem do lado que menos se esperava, ou seja, dos biólogos. Um livro recentemente publicado por Fern Elsdon-Baker, "The Selfish Genius: How Richard Dawkins Rewrote Darwin’s Legacy", oferece uma interpretação diferente - algo criativa - do Darwinismo para depois a usar como arma de arremesso contra os argumentos ateus de Dawkins. Vale a pena ler o livro de Dawkins para depois melhor seguir o debate. Uma interessante recensão sobre o tema foi publicada pela revista "The Economist".

Sem comentários: