terça-feira, agosto 18, 2009

um bom exemplo


A notícia é de Maio, mas apenas agora, quando fazia uma busca na internet, a encontrei (ver aqui).

Ao que parece, as herbáceas e matos que crescem nos terrenos que circundam a sede do Google na Califórnia, são periodicamente desbastados no sentido de prevenir incêndios. Até há pouco, este trabalho era efectuado com recurso a engenhos mecânicos próprios. Este ano, o Google procurou dar um contributo na redução de emissões de carbono, evitando os barulhentos e poluentes cortadores/desbastadores, movidos a gasolina. Alugaram 200 cabras à California Grazing que em cerca de uma semana fizeram o trabalho por aproximadamente o mesmo preço. Como extra, os simpáticos caprinos aproveitaram para fertilizar os terrenos.

Mais do que a redução de emissões de carbono em causa, vale o bom exemplo do Google!

Gonçalo Rosa

2 comentários:

Anónimo disse...

interessante a matéria, mas nao podemos nos esquecer que o gás metano liberado através da flatulencia desses animais é 20x mais agressivo que o dióxido de carbono..

existe um fórum sobre gestão ambiental no qual postei algo sobre isso, bem como uma enquete.

gostaria que dessem uma olhada.

http://physis.forum-livre.com/gestao-ambiental-f3/cuidado-com-a-boa-intencao-t12.htm#35

grande abraço,

Godofredo

Henrique Pereira dos Santos disse...

Godofredo,
Para discutir a coisa neses termos era preciso que o volume de emissões das cabras fosse semelhante ao dos corta-relvas.
Tem alguma ideia sobre isso? Sobretudo se não comparar apenas o consumo as emissões no momento do corte mas as emissões do ciclo global dos dois instrumentos de corte?
Por mim gostaria de ver as contas.
henrique pereira dos santos