terça-feira, setembro 01, 2009

fatura elétrica




Desde uns meses para cá, a EDP inclui nas suas faturas informação sobre as origens da energia por si comercializada, tal como a quantidade de CO2 emitida corresponde à energia faturada. Nesta perspetiva, a EDP destaca-se pela positiva das restantes empresas fornecedores de energia, como é o caso de gás ou de combustíveis hidrocarburantes, informando os seus clientes sobre aspetos ambientais relevantes.

Esta informação, além de reveladora (eu não fazia ideia que lancei 144,39 kg de CO2 na atmosfera, muito menos que 9,1% da energia elétrica que consumi no último período de faturação era proveniente de fontes nucleares), coloca o dedo na ferida de forma claríssima: em primeira instância, o responsável pelos impactes do consumo é o próprio consumidor.

Com esta informação, a EDP permite aos seus clientes comparar o seu produto com o de outras empresas no mercado (embora o MIBEL demora muito a ter algum efeito prático neste campo), mas também acompanhar o seu "carbon-foorprint". Pode parecer um pouco caricato, mas é possível um cliente (uma PME ou uma família, por exemplo), procurar não ultrapassar um certo limite de emissão de CO2 e pode colocar as medidas, agora por vezes avulsas (trocar lâmpadas, desligar aparelhos em stand-by etc.) numa perspetiva de gestão de impactes.

Henk Feith

PS, post escrito conforme NAO.

2 comentários:

Pedro Martins Barata disse...

Henk,

tal informação não é uma inovação da EDP, e decorre de obrigações europeias assumidas aquando da nova Directiva de Liberalização da Electricidade. A informação na factura foi disputada muitas vezes pelos operadores europeus, incluindo a EDP, que argumentavam com a dificuldade de cálculo e estimativa das emissões em causa. Acresce que na verdade, é difícil assacar um impacte ambental directo em situação de rede: o mesmo kWh tem impacte diferente se consumido numas partes da rede do que eo outras, se consumido em horas de vazio ou em horas de cheia, em anos secos ou húmidos, etc...

Um abraço,
Pedro Martins Barata

Henk Feith disse...

Caro Pedro,

Não disse que era inovação da EDP. Considero uma novidade interessante para o consumidor. Seja por que motivo é que a EDP inclui a informação, é um passo em frente na relação com os seus clientes. Não duvido que tenha razão sobre a relação não totalmente direta entre o consumo e o impacte (neste caso emissão de CO2), mas seria de estranhar se não houvesse uma relação pelo menos razoável.