terça-feira, outubro 20, 2009

Is less bad good enough?

Ecoponto no subúrbio de Santarém

Uma das questões relevantes na análise da sustentabilidade do uso dos recursos naturais se prende com a inversão da curva de consumo mundial, fortemente ascendente, não só em consequência da subida do nível médio de riqueza dos países em desenvolvimento como China, Índia, Brasil e Russia, mas também da alteração dos padrões de consumo no mundo ocidental. Verifica-se por um lado um multiplicar de apelos ao consumo racional e à redução do desperdício e por outro lado um esforço de muitos cidadãos em responder positivamente a esses apelos. No entanto, grande parte desse esforço é dedicada à minimização dos impactes a jusante do nosso consumo (reciclagem, tratamento de efluentes e emissões gasosas, reutilização etc.) e muito pouco a montante do consumo.
O tema da reciclagem de resíduos é um excelente exemplo e a foto acima mostra que o sistema de recolha de resíduos previamente separados pode tornar-se vítima do seu próprio sucesso. Com equipamentos cada vez mais práticos para a receção dos resíduos (já lá vai o tempo dos feios e infelizes caixotes castanhos com aberturas minúsculas, altas e frequentemente nojentas que dificultavam a colocação das embalagens), a aderência dos cidadãos é surpreendente e obriga as empresas de recolha a um trabalho suplementar para evitar o esgotamento da capacidade.
Se por um lado esse sucesso é francamente positivo (Portugal corre sérios riscos de atingir as metas estabelecidas por Bruxelas, o que não é mal para variar), ao mesmo tempo mostra o outro lado da medalha: as quantidades de resíduos que são produzidos em consequência do nosso consumo são inimagináveis. Eís um bom exemplo (entre muitos) da questão: será que o "less bad" (reciclamos entusiasticamente) é "good enough" para o consumo se tornar realmente sustentável? Ou será o consumo somente sustentável a longo prazo se consegue encarar a questão da sustentabilidade pelo lado a montante do consumo, da redução do consumo?

Henk Feith

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Henk,
Concordo consigo no argumento geral em relação à importância da redução do consumo, mas aonde é que vai buscar a ideia de que "reciclamos entusiasticamente"?
cumprimentos,
David Silva

Henk Feith disse...

Caro David,

Basta saber que a foto representa a situação normal num fim de semana no meu bairro, onde há uns 4 ecopontos destes numa distância de uns 500 m. Se estão a transbordar de resíduos é porque as pessoas estão de facto a separar e depositar para reciclagem. No fim de semana passado houve um artigo no Expresso que mostra o aumento sustentado das quantidades de resíduos reciclados.
Para mais, a reciclagem entrou nos programas de educação pré-escolar (e não só) de forma maciça desde vários anos para cá e este investimento educativo, associado a grandes campanhas informativas, nomeadamente na TV, começam claramente a dar resultados.

O "entusiasmo", já é um toque de liberdade de expressão, que variará de pessoa para pessoa. Já vi pessoas a resmungar em voz alta à roda dos ecopontos face à dificuldade de lá colocar os seus resíduos...

Henk