domingo, novembro 08, 2009

Um Atlas perto de si

Duas relas (Hyla arborea)


Através de um amigo soube que estariam a distribuir o recente Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal, como moro “atrás das fragas”, como dizem alguns amigos meus, muitas vezes não é fácil ter acesso a este tipo de publicações (de distribuição gratuita), principalmente quando estão apenas disponíveis na Capital e a sua distribuição é limitada, não obstante, um e-mail para o ICNB e 4,02 euros (custos de envio), foi quanto bastou para o receber em minha casa, 24 horas depois de ter enviado o e-mail.

Antes de mais quero deixar aqui os meus parabéns aos autores desta publicação pelo excelente trabalho, assim como ao ICNB pela sua eficiência na distribuição geral.

Bem sei que esta publicação já tem uns meses e que apenas agora pode ser solicitado por qualquer pessoa (pelo menos do meu conhecimento), mas sendo uma publicação não comercial é perfeitamente compreensível que a prioridade da distribuição fosse para os participante e colaboradores deste trabalho, e apenas depois para a publico em geral.

Só me resta esperar que esta atitude seja um exemplo para outras publicações futuras.

Paulo Barros

5 comentários:

Henk Feith disse...

Caro Paulo,

Também soube do Atlas, há um par de meses e também mandei um e-mail para o ICNB. Infelizmente, nem sequer tive resposta, deixa estar uma cópia do livro por uns trocos enviada para casa. Mas se calhar não ajudou que o pedido veio de quem trabalha para o setor privado.

O que me foi dito muito recentemente é que estão a tentar arranjar financiamento para uma publicação "comercial" para vendo aberta. Seria bom, porque um trabalho que aparentemente tem grande valor, torna-se realmente valioso quando disponível para gestores do património rural.

Henk Feith

Anónimo disse...

Henk,

Tenta directamente com a loja do ICNB, ou com alguém da informação e divulgação. A semana passada ainda tinham exemplares para distribuir.

Paulo Barros

Henk Feith disse...

Caro Paulo,

Numa segunda tentativa as coisas correram muito melhor e já tenho a minha cópia a caminho pelo correio.

Henk

Paulo Barros disse...

Ainda bem, e faz bom uso dele.

Henk Feith disse...

Já recebi o atlas dos anfíbios e répteis e ele é um mimo. Para mim este trabalho ultrapassa claramente a qualidade do atlas das aves nidificantes. Muito bem.

Henk