quarta-feira, dezembro 09, 2009

Conectividade Vs expansão

P.S. Este mapa não tem qualquer rigor técnico-científico, apenas pretende elucidar o contexto.

Este fim-de-semana estive em Bilbao nas Jornadas da Sociedade Espanhola para a Conservação e Estudo dos Mamíferos (SECEM), uma das coisas interessantes que ouvi e não sabia, foi a expansão de Lobo (muito embora não seja o signatus, mas sim o italicus) á comunidade autónoma da Catalunha, no momento imediato fiquei curioso em saber de onde procediam estes animais. Segundo o que percebi os lobos actualmente existente na Catalunha procedem de França, mas são de origem Italiana (confirmação genética) que migraram através do corredor formado pelos alpes marítimos franceses. Em 1992 detectaram-se os primeiros dois lobos no Parque Nacional de Mercantour (França), neste momento a população actual é de meia centena de exemplares.

Aqui fica o exemplo de sucesso da expansão de uma espécie.

Paulo Barros

2 comentários:

Anónimo disse...

Penso que as subespécies Canis lupus signatus e Canis lupus italicus não são reconhecidas actualmente, está incluídas na subespécie Canis lupus lupus, que inclui os lobos europeus.

Carlos Aguiar disse...

Este é mais um exemplo das consequências do abandono agrícola nas biocenoses animais. Também as há positivas, e não são poucas.