quarta-feira, janeiro 06, 2010

Um gorro quentinho para André Azevedo Alves

O Insurgente tem-se dedicado a tirar partido de um Inverno frio no hemisfério Norte para sugerir que a teoria do aquecimento global está errada.
Não é o único, há vários blogs que se entretêm com isso.
Confesso que é uma lógica que não percebo.
A crítica ao excesso e ligeireza com que se usam as alterações climáticas para tudo e mais alguma coisa (ainda ontem ou anteontem lá vinha o WWF a falar nas alterações climáticas a propósito da conservação dos tigres, que coitados têm outros problemas e bem mais urgentes a resolver para que consigam persistir) é uma crítica justa.
Muito dos que agora falam deste inverno rigoroso (e acho que nem lêem os links que usam, como se pode verificar neste post, em que AAA fala em arrefecimento global quando o texto para que linka diz: "Guo Hu, the head of the Beijing Meteorological Bureau, linked this week’s conditions to unusual atmospheric patterns caused by global warming. Meteorologists were also trying to find a pattern in the heavy rains that have hit equatorial regions and the southern hemisphere in the past week.") criticaram, e bem, a ligação directa feita muitas vezes entre Verões e Invernos quentes anteriores e o aquecimento global.
É claro que agora, ao falar deste Inverno rigoroso no hemisfério Norte como demonstração de que não há aquecimento global, estão a caucionar os futuros abusos do outro lado quando com o calor se começar outra vez a dizer que é do aquecimento global, misturando clima e meteorologia.
Só ao ler um comentário ao post sobre a abertura da caça ao lobo na Suécia percebi o que se está a passar: o frio parece estar a congelar o cérebro de muito negacionista, da mesma forma que o calor frita muito cérebro de alarmista.
henrique pereira dos santos

8 comentários:

José M. Sousa disse...

Caro Henrique Pereira dos Santos

Independentemente de poder haver exageros dos "alarmistas", não me parece que se possam estabelecer paralelos. Afinal de contas, estes episódios extremos de frio estão a ser atribuídos às Alterações Climáticas, bem como alguns episódios de calor extremo. Se é certo que é sempre arriscado fazer extrapolações a partir de episódios meteorológicos isolados, também é verdade que que se começam a desenhar padrões climáticos mais ou menos antecipados pelos modelos. Veja-se, por exemplo, o episódio registado em Fevereiro de 2009 na Austrália:

« A recent analysis of observed and modelled extremes in Australia finds a trend to warming of temperature extremes and a significant increase in the duration of heat waves from 1957 to 1999 (Alexander and Arblaster, 2009). Hence, anthropogenic climate change is likely an important contributing factor in the unprecedented maximum temperatures on 7 February 2009.»

Nuno disse...

Nem de propósito, outro post relacionado num outro blogue de ambiente:

"Britain's cold snap does not prove climate science wrong"

http://www.guardian.co.uk/environment/blog/2010/jan/06/cold-snap-climate-sceptics

Cumps

Anónimo disse...

Which came first, the chicken or the egg? LOL

The Met Office gives us the warmist weather

Shortly after midnight on Friday morning, as 200,000 merrymakers were departing from the Thames after enjoying a spectacular fireworks show in sub-zero temperatures, flakes of snow began to fall on Whitehall. In light of the Met Office's prediction that this would be a "mild" winter, with temperatures above average, it seemed an apt way to start the New Year. But hasn't the time come for us to stop treating the serial inaccuracy of Met Office forecasts as just a joke and see it for what it is – a national scandal?

The reason the Met Office so persistently gets its seasonal forecasts wrong is that it has been hi-jacked from the role for which we pay it nearly £200 million a year, to become one of the world's major propaganda engines for the belief in man-made global warming. Over the past three years, it has become a laughing stock for forecasts which are invariably wrong in the same direction.

ler aqui a notícia completa

Nuno disse...

Caro anónimo,

O Christopher Booker é uma das minhas leituras preferidas devido ao facto de ser incrivelmente cómico sem qualquer intenção sua - o facto de ter tentado argumentar "cientificamente" que o amianto é igual a pó de talco torna-o uma espécie de Mr. Bean do tabloidismo.

O facto de já ter sido completamente desacreditado nos seus ataques "do contra porque sim" á teoria do AGA...
http://www.guardian.co.uk/environment/georgemonbiot/2009/feb/03/climate-change-daily-telegraph-christopher-booker

...só torna esta última verborreia tão trágica como trapalhona, um pouco como a clássica escorregadela na banana.

Lowlander disse...

Anonimo,

So um ou dois apontamentos de importancia menor, estou certo, para contextualizar o seu pertinente texto:

- O Inverno comecou, no Hemisferio Norte, a 21 de Dezembro. Hoje e dia 7 de Janeiro.
- Na Escocia, o gado esteve a pasto ate a primeira semana de Novembro este ano, o ano passado, ate a ultima de Outubro, em ambos os anos, voltou ao pasto estes 2 ultimos anos em finais de Fevereiro, principios de Marco, dependendo da regiao especifica.

De resto, muito obrigado por nos providenciar, uma vez mais, mais uma excelente ilustracao do frequente equivoco entre metereologia e clima apontado pelo Henroque Santos neste mesmo post.

EcoTretas disse...

A banda do Titanic continuou a tocar depois do embate...
O bando dos alarmistas faz o mesmo...
Ecotretas

Henrique Pereira dos Santos disse...

Caro Anónimo,
Não sei a referência, mas lembro de há uns anos ter lido uma análise do acerto das previsões dos serviços meteorológicos ingleses durante a segunda guerra mundial. Se a memória não me falha, concluíram que os serviços meteorológicos tinham acertado em 46% das previsões. Ironicamente o autor concluía que se tivessem dito tudo ao contrário do que previram, tinham acertado mais (a piada é boa mas o conceito está errado porque errar é não acertar numa hipótese concreta entre muitas e não uma escolha entre duas hipóteses de tempo).
Quer dizer, na lógica do brilhante artigo que cita, que só pode ser porque os serviços meteorológicos martelavam os dados para beneficiar os alemães.
(A paciência faz milagres, espero eu).
henrique pereira dos santos

joserui disse...

Gabo a paciência do HPS de continuar a frequentar aquele sítio infrequentável. Quando lá ia também dediquei um ou dois textos (aqui outro) a esse grande copiador e colador de tudo o lhe alimente o fundamentalismo anti-ambiental. -- JRF