terça-feira, março 09, 2010

Curiosidades IV

No fim do século XIX era assim representada a importância relativa dos animais por distrito. Como o que está representado é o valor e não o número de cabeças de gado, é sem surpresa que as vacas ocupam o primeiro lugar em todo o lado. Também sem surpresa, mas muito datado, os cavalos estão em segundo em Santarém e Lisboa e em terceiro em muitos outros lados, de maneira geral os distritos mais ricos. Os burros e as mulas seguem atrás (num ou noutro distrito, mesmo à frente) dos cavalos, como é normal. Hoje seria quase residual a sua presença num mapa deste tipo. Os porcos estão em segundo quase em todo o lado, com excepção Bragança, Guarda e Faro e daqueles em que os cavalos estão em segundo. As ovelhas são sobretudo importantes nas zonas mais interiores.
Note-se no entanto a discrepância entre o valor do gado e o seu papel modelador da paisagem.
De qualquer maneira é o retrato de um mundo que deixou de existir há muito.
henrique pereira dos santos

2 comentários:

Henk Feith disse...

Mapa curioso (adoro mapas). Fiquei a pensar sobre o valor numérico por distrito e seu significado. A escala de 1 a 5,5 corresponde a quê? E o que leva o distrito do Porto a ter o maior valor em termos de gado e Faro o menor?

O gráficos de barras não indicam a proporção de importância entre os diferentes grupos de gado, mas somente a sua relação hierárquica, tendo em conta que as barras são todas de mesma largura e altura, idem dito entre distritos. Por isso não representa a quantidade relativa (% do total) mas sim a posição relativa entre os grupos.

Henk

Carlos Aguiar disse...

Muito interessante. No mapa identifica-se uma espécie de efeito "Serra da Estrela". Os ovinos estão em segundo lugar na Guarda, e em terceiro em Viseu, Castelo Branco, Portalegre e Coimbra, embora estes distritos sejam agroecologicamente muito distintos.