sábado, maio 08, 2010

Biodiversity4all (III)



Em tempo expliquei aqui o meu apoio a este site e esta base de dados.
Uma semana depois fiz um pequeno balanço sobre o que via no site.
Nesse balanço, voluntariamente conservador, eu estimava que ao ritmo que se estavam a registar observações em cinco anos se teriam facilmente dez mil registos.
Oque venho aqui assinalar hoje é que quem for ao site poderá verificar duas coisas (não da forma mais intuitiva mas aos poucos vai ficando melhor):
  • que não demorará nem cinco meses a chegar-se aos dez mil registos que numa previsão conservadora eu achei que era bem bom ao fim de cinco anos;
  • que já é possível ver mapas de observações registadas por espécie (não confundir com mapas de distribuição, isso só é possível com consistência do esforço de prospecção e registo, não é possivel a partir deste tipo de bases de dados, que só se aproximarão de mapas de distribuição à medida que houver mais dados).

Para ilustrar fica um imagem das observações do corvo, mas o melhor é ir lá e ver.

Registo um terceiro aspecto: é impressionante o número de adesões e parcerias que se têm vindo a verificar, o que demonstra que esta base vem de facto dar resposta a uma necessidade social que por aí anda: a da integração do naturalismo das pessoas com a investigação e registo científico em matéria de biodiversidade.

henrique pereira dos santos

2 comentários:

Henk Feith disse...

É verdade Henrique.
Acabei de verificar a integração de sensivelmente 3 mil registos do projeto Chegadas na Biodiversity4All, de 2007 a 2009. E garanto mais do que mil todos os anos, por parte do Chegadas.

É uma oportunidade perfeita para envolver qualquer cidadão no desafio de preservar e aumentar a biodiversidade. Os exemplos existentes fora de Portugal mostram que o futuro passa pela integração dos sistemas de informação. Falta convencer uns velhos de Restelo que o valor de dados aumenta com a sua utilização e que as gavetas onde vegetam toneladas de dados não ajudam em nada a preservação da biodiversidade.

Henk Feith

Filipe Ribeiro disse...

Henrique, obrigado pelo apoio!
O site ja' tem mais de 10000 observacoes desde 1990. Basta filtrar as observacoes apartir de 1990. Neste momento registam-se 'a volta de 10 pessoas diaramente (Nr. Total 350) e mais de 100 pessoas teem visitado o site diariamente.

Obrigado Henk pelos dados do projeto Chegadas.