terça-feira, agosto 10, 2010

Há quem se esqueça

Este boneco mostra a produtividade primária na Península. Cores mais frias, maior produtividade.
henrique pereira dos santos

9 comentários:

Salvador disse...

podia explicar esse conceito?

Henrique Pereira dos Santos disse...

Tem razão, temos semrpe tendência para escrever para os leitores habituais.
O melhor mesmo é usar definições standard, este é da wikipedia e é boa e simples:
"A produtividade primária pode ser definida em ecologia como o rendimento da conversão da energia radiante em substâncias orgânicas. Isto é, a produção primária designa a quantidade de matéria orgânica que é produzida pelos organismos autotróficos a partir da energia solar (organismos fotossintéticos) ou da energia química (quimiossintéticos)."
Na prática, para o efeito da discussão dos fogos, dá uma ideia bastante aproximada de onde cresce mais o mato (ou se acumula mais combustível naturalmente). Deve ter-se cuidado com leituras imediatas, porque a zona azul no Sul da Península são as marismas do Guadalquivir, se não em engano (não ardem muito, são uma zona húimida) e mais para leste grande parte da área de maior produtividade é a Huerta de Valência, fortemente agrícola e que também arde pouco.
henrique pereira dos santos

Anónimo disse...

A ponta sul não é o Guadalquivir que se situa mais ou menos entre a ponta sul e o Algarve mas a região de Tarifa.

Anónimo disse...

já agora, qual a fonte? o que mede o mapa exactamente?

Henrique Pereira dos Santos disse...

Tem razão. obrigado pela correcção.
A fonte?
esqueço-me sempre dessas perguntas.
Vou editar outra imagem que tenho (não me lembrava) e depois vou outra vez procurar na net de onde tirei isto e já respondo, se encontrar logo. Se não encontrar rapidamente vou fazer o jantar e depois vejo isso com mais calma.
henrique pereira dos santos

Henrique Pereira dos Santos disse...

Anónimo,
Lembro-me de ter tirado a imagem de uma publicação científica e andei a ver se a encontrava (lembro-me que não era uma coisa óbvia o título).
Confesso que já perdi tempo demais com isto e não vou procurar mais, reconheço a minha falaha por não ter registado a fonte, mas eu garanto que era uma fonte credível.
henrique pereira dos santos

Luís Lavoura disse...

Não vejo mesmo em que é que este mapa nos ajuda a compreender os fogos.

Em Espanha, metade dos fogos florestais, segundo já ouvi dizer, ocorre na Galiza - uma região que talvez tenha baixa produtividade primária, mas tem eucaliptais que nunca mais acabam.

Este mapa da produtividade também me parece fazer pouco caso do fator água. Para haver vegetação não basta haver sol, é preciso também que haja água. Parece-me que este mapa da produtividade primária só toma em conta o fator sol (e fotossíntese), não toma em conta as enormes limitações ao recurso água nas sonas Sul e Leste da península.

Henrique Pereira dos Santos disse...

Luís,
Penso que estás a ler o mapa na escala inversa. A maior produtividade está nas cores frias. Portanto a produtividade na Galiza é alta (como é em Portugal, por isso Portugal sempre teve uma densidade populacional muito mais alta que Espanha, sobretudo descontando as cidades) e nas zonas que referes de falta de água é muito baixa.
henrique pereira dos santos

Miguel B. Araujo disse...

Luis, Penso que estás a fazer uma leitura equivocada do mapa, induzida por uma escala de cores errada. No mapa, cores frias são valores elevados de produtividade (p.e., a Galiza) e cores quentes são produtividades baixas. A escala de cores é má pois no gradiente de cor fria a quente a mente humana associa valores altos ao quente e valores baixos ao frio. Foi exactamente o que fizeste apesar do Henrique ter clarificado o significado das cores no texto e legenda.

Na realidade o erro é de quem produziu o mapa que visivelmente percebe pouco de técnicas de elaboração de mapas.