quinta-feira, agosto 12, 2010

O vento Noroeste

Pode clicar-se na imagem para aumentar, mas o melhor é mesmo seguir o link que está na palvra indicação, logo aqui em baixo
Paulo Fernandes dá a indicação num comentário do post anterior mas penso que vale a pena puxá-lo para aqui (enquanto o Paulo não se convence que o melhor seria aceitar o convite para se juntar a nós a escrever, mesmo que fosse só uma imagem destas de ano a ano).
Hoje o vento Noroeste parece-me que se intensificará (Paulo, ao olhar para o mapa espanhol que tem toda a Península, pareceu-me que este vento Noroeste, sobretudo mais a Norte e interior, que é o que está a arder, não vem directamente do mar, protanto com mais humidade, mas passou pelas Astúrias, numa curva relativamente suave, eventualmente com maior secura. Eu não percebo nada disto, podes confirmar?) mas para amanhã e até segunda (esteve previsto para começar hoje e acabar no Domingo, mas parece que a previsão foi alterada) entra mais um episódio de Vento Leste no Norte de Portugal.
De acordo com o que tenho defendido (e esta imagem do Paulo marca bem os limites da ideia) será este vento Leste o mais perigoso. Se assim for quer isto dizer que para lá de condições já de si dificeis, teremos condições ainda mais dramáticas.
henrique pereira dos santos

5 comentários:

aeloy disse...

Talvez os ditados populares, tirando o nacionalismo paconço tenham alguma coisa a ver com o vento leste?
O que é um facto é que parece haver lógica nos alinhamentos do HPS, e ao ver o destrambelho dos titulares, sobretudo os políticos (como é que o Vasquinho Franco foi lá parar?) só se pode considerar o pensamento e algum do debate aqui na ambio do melhor nível.
AEloy

Henrique Pereira dos Santos disse...

O Pedro Almodóvar também fala deste vento, no tudo sobre a mina mãe, so que na Castela velha não há grande mato para arder, porque a produtividade primária é baixa e a continuidade dos combustiveis naturalmente pequena.
Agora que me lembrei vou pôr um velhinho mapa de um velhinho post sobre o que arde na Península.
henrique pereira dos santos

Anónimo disse...

Então esse mapa velhinho?

Anónimo disse...

Pelo menos nalgumas zonas do interior que eu conheço, nas aldeias chamam ao vento de leste quente e seco o "Suão". E no Verão é bastante temido por populações e bombeiros por causa dos incêndios. Em noites de Suão nos concelhos onde existem bons esquemas de vigilância há um natural reforço da mesma, toda a gente fica muito mais alerta.

Henrique Pereira dos Santos disse...

Caro anónimo,
Durante anos também estive convencido de que o Suão e o vento Leste eram o mesmo. Depois de um discussões com um dos meus irmãos (que não percebe nada disto, mas percebe de português) fui verificar e de facto são dois ventos distintos. Os dois são muito quentes, os dois são bastante temidos, mas o Suão é um vento de Sul (como o nome indica) e vem muitas vezes associado a um tempo abafado, trovoada e por vezes chuva.
henrique pereira dos santos