segunda-feira, outubro 18, 2010

Boas notícias (viva a Assírio e Alvim)


Sim, eu sei, deveria dar os parabéns aos autores e dou-os com certeza, mas sem editores a pôr dinheiro nas publicações de biodiversidade não vamos longe.
Por isso, parabéns aos autores, e viva a Assírio.
henrique pereira dos santos

"Aves de Portugal—Ornitologia do território continental pretende constituir-se como uma referência incontornável na ornitologia portuguesa. Este trabalho, que é simultaneamente o mais abrangente e o mais exaustivo alguma vez feito sobre a avifauna de Portugal Continental, é o resultado de décadas de experiência de campo dos autores e de uma pesquisa dirigida demais de 10 anos. Essa pesquisa permitiu recolher informação sobre a ocorrência de mais de 450 espécies de aves. A situação passada e presente de cada uma delas é descrita em pormenor ao longo das 943 páginas que compõem a obra, que é suportada por mais de 1500 referências bibliográficas.O livro contém ainda uma descrição dos principais habitats do país, bem como uma resenha histórica da ornitologia nacional que apresenta grande quantidade de dados inéditos e que constitui a primeira abordagem global a este assunto alguma vez escrita. Disponibiliza também a primeira compilação exaustiva de aves anilhadas recapturadas em Portugal, com um total de mais de 9000 registos.Para ilustrar a obra foram elaboradas 50 ilustrações, na sua maioria inéditas, de grande qualidade estética. Foram incluídas também 154 imagens da autoria de diversos fotógrafos portugueses, tendo ainda sido elaborados vários gráficos que permitem sintetizar informação relevante sobre algumas espécies."

2 comentários:

Luís Lavoura disse...

"uma pesquisa dirigida demais de 10 anos"

Se é isto que o editor faz...

Henrique Pereira dos Santos disse...

Luís,
No livro que escrevi e que publiquei este ano há uma gralha no subtítulo, que passou por várias pessoas, incluindo eu.
Se fizer isso e estiver disposto a correr o risco de editar um livro sobre passarada de mais de 900 páginas, já havendo atlas de aves e coisas que tal, eu tiro-lhe o chapéu.
Não é ser pouco exigente, é saber que a perfeição não existe.
henrique pereira dos santos