terça-feira, março 22, 2011

A hora das renováveis

Vale a pena ler este artigo no jornal El Pais.

3 comentários:

Anónimo disse...

Manuel Ferreira dos Santos

Este artigo, politicamente correcto, após o acidente do Japão, não ataca o essencial: Os preços artificialmente baixos da electricidade.
Não é incentivando as renováveis, mas encarecendo a base do diagrama, começando a pagar o deficit tarifário e eliminado-o o mais rapidamente possível, que se incentiva a eficiência energética. 1 - Ver o caso escandaloso da PARQUE ESCOLAR cujos consumos dos edifícios reabilitados sobem por factores de 2 e três.2 - Ver o caso das barragens (PNBEPH+Sabor e Ribeiradio) em que só em 2010 o aumento do consumo de electricidade foi superior ao que é suposto as barragens produzir num ano. Ouçam-se os discursos catrastofistas em defesa das Barragens e confrontem-se com esta simples realidade.
Há demasiado dinheiro para promover as renováveis (e o nuclear, 26% do ID&T da UE) e migalhas para a eficiência
MFS

Lowlander disse...

Concordo no abstracto com o MFS.
Cada NegaWatt corresponde a 3 Watts de potencia instalada.

Spawm disse...

Mas meus amigos o aumento do consumo energético nos novos edifícios (de que as Escolas do Parque escolar são um pequeno exemplo) são apenas o resultado dos "novos" regulamentos Térmico (isolamento) e Qualidade do Ar a que TODOS os novos edifícios estão sujeitos, em que os princípios técnico/científicos forma subvertidos em favor de grupos de interesse da industria (de climatização e isolamento térmico).

Como disse à uns meses um perito Finlandês, são excelentes regulamentos (em termos de conforto) para países ricos!