sexta-feira, janeiro 09, 2009

Sabor

A fotografia é de Carlos Aguiar
Acabei de ler que as obras do Sabor estarão suspensas em função de uma providência cautelar.
Durante vários anos fui acompanhando mais intensamente ou mais intermitentemente este processo, quer como curioso quer como técnico do ICNB. A primeira vez em que me foi atribuído o acompanhamento do processo pedi escusa (e várias outras vezes depois também, sempre que a oportunidade surgia) não porque tivesse algum problema em acompanhar o processo mas porque desde há muito tinha manifestado publicamente a minha discordância com a construção da barragem e entendia que isso poderia limitar a minha independência no juízo técnico. Nunca consegui convencer ninguém e por isso fui muitas vezes chamado a pronunciar-me sobre o assunto, tendo sempre procurado não deixar contaminar os meus pareceres com a minha posição de partida.
A minha convicção é a de que esta procissão ainda vai no adro e a construção da barragem (de que nenhum governo português abdicará, digo eu com o risco de vir a ser desmentido pelo futuro) será permamentemente assombrada pela forma errada como várias decisões foram tomadas.
E não é líquido qual será o resultado final.
henrique pereira dos santos

Sem comentários: