sexta-feira, junho 12, 2009

De novo a RAN



Transcrevo o convite da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas:

"A agricultura tem mais potencial para criar emprego do que as obras públicas, além de ter capacidade exportadora" ... "Deveria haver uma campanha nacional para explicar o potencial da agricultura" ... "...algumas fileiras... podem oferecer importantes soluções para gerar mais emprego e garantir equilíbrio do território."
- João Salgueiro, Público de 11 de Março de 2009.
Enquanto economistas responsáveis olham a agricultura com novas perspectivas e reconhecendo a importância que desde 1975 foi legalmente estabelecida para as áreas da RAN, o Ministério da Agricultura alterou em Março passado o respectivo regime.
Diversos colegas e entidades denunciaram os interesses não agrícolas que justificaram esta alteração. Também a APAP condenou vivamente esta alteração ao regime da RAN e manifestou uma enorme preocupação pelo alargamento das excepções para a sua ocupação e pela extraordinária abertura introduzida para a florestação, inclusive com espécies de crescimento rápido, agravada pelo conhecimento de que não foram considerados os pareceres das entidades que gerem a RAN e não foram consultadas as organizações de agricultores e de ambiente.
Assim propomo-nos discutir na APAP (Calçada Marquês de Abrantes nº 45, 1º Dto , 1200-718 Lisboa) as implicações do novo regime e as actuações a encarar, no próximo dia 17 de Junho, às 18 horas. Contamos com três intervenientes muito activos nesta área - o Professor Gonçalo Ribeiro Telles, o Arquitecto Paisagista Henrique Pereira dos Santos e o Engenheiro Agrónomo Jaime Paz - e ainda contamos com a presença de jornalistas do Público e do Expresso."

henrique pereira dos santos

2 comentários:

Miguel B. Araujo disse...

Seria simpático fazerem um video das intervenções e divulgarem o mesmo no blogue.

Henrique Pereira dos Santos disse...

Posso sugerir mas o que acontece é que estes são ns emcontros informais que a APAP faz, normalmente às primeiras quartas feiras de cada mês e que duvido que tenham sofisiticação suficiente para isso.
Mas eu sugiro.
henrique pereira dos santos