sexta-feira, junho 05, 2009

É isto um país? (IV)


Enquanto espero as respostas do Gabinete do Fundo Florestal Permanente aos meus pedidos de informação sobre os destinos do dito Fundo, vou coligindo informação parcial.
Ora aqui está uma verdadeira prioridade na aplicação dos dinheiros do Fundo Florestal Permanente que justifica plenamento os oito milhões previstos (quatro do Fundo + quatro da Direcção Geral da Administração Local):
equipar as Freguesias com “Kit” de 1ª intervenção (o link permite ler o protocolo inteiro e vale a pena).
1- Os apoios são concedidos sob a forma de subsídio correspondente a 100% das despesas elegíveis à aquisição do seguinte material:
i) Depósito de 500 litros para água;
ii) Depósito de10 litros para espumífero ou retardante;
iii) Grupo moto/bomba com turbina dupla e motor de 9 HP a gasolina e bomba de média pressão de dois andares com débito de 40lts/minuto a 9,5 bar.
iv) Carretel 100 m mangueira 25 mm storz;
v) Doseador de mistura;
vi) Kit chupador com válvula de fundo;
vii) Agulhetas de 25 mm;
viii) Uma moto serra;
ix) Uma moto rossadora;
x) Duas pás de bico cortante;
xi) Um Ancinho de 4 dentes;
xii) Um Foição;
xiii) Dois Mcleod;
xiv) Um Polaski;
xv) Dois Batedores com cabo de madeira;
xvi) Uma mochila extintora dorsal;
xvii) Dois extintores de pó-quimico de 6 kg cada;
xviii) Uma agulheta 25 mm para espumífero/retardante.
Realmente foi para dotar cada freguesia do país com este kit (ou pelo menos das áreas florestais mais importantes) que foi criado uma taxa dos combustíveis que retira à economia e às famílias vários milhões de euros anuais.
E está mesmo a ver-se que foi por não existir isto em cada freguesia que Portugal ardeu em 2003, 2004 e 2005.
Já agora, alguém já foi verificar, mesmo que por amostragem, se o foição ainda está na junta de freguesia? E se lá estiver, quantas vezes foi usado em qualquer actividade relacionada, mesmo que vagamente, com a gestão florestal?
henrique pereira dos santos

1 comentário:

PQT disse...

Estes kit's estão na sua grande maioria bem guardadinhos nos armazens das Juntas de Freguesia contempladas (que não foram todas). Porque esta acção contempla a aquisição do Kit, mas não a viatura que o devia transportar.
Elaborei o processo de candidatura da minha freguesia, mas sempre julgando que este nunca seria aceite, pois existe um quartel de bombeiros novinho em folha ao lado do edificio da Junta, com uma corporação que ultrapassa 120 elementos.
Por surpresa, fomos contemplados. Por brincadeira, pensamos alugá-lo a freguesias vizinhas e não contempladas, no que seria uma fonte de receitas, mas como só temos um unico funcionário, que é o coveiro (e anda ocupado a tentar cumprir os objectivos SIADAP de 12 funerais/ano :-) ), preferi adquirir uma viatura todo-o-terreno, equipá-la com o kit e estabelecer protocolo com os bombeiros locais no sentido de criar uma equipa de vigilância exclusiva na freguesia em situações de risco. Mas dos kit's que conheço na região, é o unico que mexe.

PQT