segunda-feira, agosto 17, 2009

Nós, a natureza e os outros


Sim, eu sei que é um texto dos princípios do século XX, ideologicamente datado, mas ainda assim ajuda a explicar a quem proclama permanentemente querer um país moderno (cheio de banda larga, magalhães, energias renováveis, carros eléctricos e toda essa simbologia em moda) que para ter um país moderno convém ter um país.
E que uma escola de magalhães e quadros interactivos só serve se for também uma escola de reconhecimento do património (ou seja, do que recebemos em herança) que nos define.
"O povo, por índole afectiva, fez da contemplação da paisagem um mister. O caminhar, durante longas horas e por íngremes ladeiras, até defrontar com um agradável panorama, entra nos deveres da existência, como para nós, ocidentais, o fazer periódicas visitas às pessoas das nossas relações. Deixar passar um ano sem ir ver as flores de cerejeira e as folhas de momjii, é quase um crime, pelo menos uma irreverência indesculpável. Deve admitir-se que, deste hábito de convívio com a Natureza em galas, passou o japonês para o naturalismo em arte, em que é, como se sabe, primoroso e inigualável. Mas a arte sublimou-lhe os dotes emotivos, levando-o por seu turno a melhor compeender a Natureza. Disto se originou um vaivém de emotividade estética, como que um movimento pendular do sentimento, entre a Natureza e a arte; dando, como resultado último, a fixação do carácter nacional, tal como hoje o conhecemos. A alegria perene das massas, o carinhoso amor pelo solo pátrio, o consequente patriotismo, o aprazimento nas coisas simples, a sobriedade, um fundo artístico comum a toda a gente, têm, como explicação primordial, a sugestão da paisagem japonesa."
Wenscelau de Morais o que está entre "" e henrique pereira dos santos, o resto

1 comentário:

Sofia Loureiro dos Santos disse...

Henrique Pereira dos Santos

A propósito ainda dos incêndios publiquei um post no Defender o Quadrado: http://defenderoquadrado.blogs.sapo.pt/517065.html
Como não pude enviar-lhe um mail decidi dizer-lho na caixa de comentários.

Obrigada.