sexta-feira, agosto 07, 2009

O teste

Dizem-me que a partir de segunda feira dia 10 entra um episódio vento Leste (ainda não identificado na previsão do site do IGM).
A confirmar-se e a durar mais de dois dias será o primeiro teste do dispositivo de combate a incêndios. Se durar mais de cinco será um inferno.
henrique pereira dos santos

4 comentários:

Henk Feith disse...

A previsão do sítio FreeMeteo (que foi o único que previu corretamente que ia nevar em Lisboa num sábado de fevereiro 2006 e nevou mesmo), aponta para (pelo menos) 5 dias de ventos de leste, embora moderados (velocidade entre 10 a 20 km/h) e irregular. Com humidades relativas abaixo dos 30% durante o dia, e pouco mais a noite, está tudo a postos. Vide: http://freemeteo.com/default.asp?pid=156&la=18&gid=2263480.

Pedro Almeida Vieira disse...

o br.weather.com também aparece com ventos de leste (nordeste e sueste) durante toda a semana, com humidades relativas sempre baixas (perto dos 30% e à noite abaixo dos 40%). De qualquer modo, convém dizer que a última vez que chouveu foi no último fim-de-semana, pelo que parece-me que a situação só será catastrófica se essa situação de ausência de precipitação se +prolongar por mais outra semana...

Lightnin' Jones disse...

Excepto no noroeste a vegetação está no ponto para arder, com um índice de secura que no sul se aproxima de 900 (acima de 500 já é mau ...). Só falta combinar com humidade relativa baixa e algum vento ...

Paulo Fernandes

Gonçalo Rosa disse...

Confirmando as previsões:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1395863&idCanal=62

Gonçalo Rosa