segunda-feira, maio 17, 2010

Só para lembrar

Os próximos dias mantêm a previsão de vento Leste até quinta feira pelo menos, e hoje quase todos teremos sentido na pele o característico calor e secura que o acompanha.
Veremos o que para aí vem. O que arder agora será uma benção e um aviso para o que possa vir lá mais para a frente, se se verificarem condições meteorológicas que não têm existido nos últimos anos.
henrique pereira dos santos

2 comentários:

Anónimo disse...

Agora não arde nada, Henrique. A terra ainda está totalmente húmida das últimas chuvas, como pude constatar ainda este sábado num passeio pelas minhas propriedades.

Luís Lavoura

Henrique Pereira dos Santos disse...

Pode ser que tenhas razão, Luís, embora convenha ter a noção de que o país não todo igual e as tuas terras (no noroeste?) não são o retrato de todo o país.
Mas de anteontem para hoje o número de fogos diários aumentou 30% mais ou menos. Ainda valores muito modestos, de 26 para 34, mas o vento leste terá apenas começado no fim de Domingo. São precisos mais ou menos três dias para se começarem a notar os efeitos, nesta altura e depois de ter chovido há tão pouco tempo.
Mas é um erro pensar que cinco dias deste tipo de vento (tem estado fraco) não podem desembocar em fogos razoáveis.
Veremos se a previsão se mantém (para já mantém) e veremos os resultados no fim da semana.
Estou convencido de que nada de muito relevante se passará, mas que o efeito se notará.
henrique pereira dos santos