quarta-feira, julho 07, 2010

Sschiuu!





henrique pereira dos santos

5 comentários:

Anónimo disse...

Salvo erro, já é o terceiro inquérito, dito de independente, que inocenta os cientistas do caso Climategate... Este último tem a virtude de ser coordenado por um ... filósofo chamado Muir Russel. Este senhor é pois um verdadeiro "tratado" em climatologia. Provavelmente um bom colega para Soromenho... Acho que vai ter que se arranjar um abobral maior pois para inocentar estes cientistas têm que sair pelo menos mais 30 ou 40 inquéritos destes!

Anónimo disse...

Para o anónimo das 12:06, nem 30.000 ou 40.000 inquéritos chegariam. Pois ele já sabe o que ele acha que deve saber.

Porque foram questões éticas que foram levantadas, e, em particular, de ética científica, não me parece que um filósofo seja pouco habilitado. Ou será que só *certos* engenheiros electrotécnicos podem falar de clima?

Henrique Pereira dos Santos disse...

Primeiro anónimo,
que reacção tão pavloviana e previsível.
Agora que lhe passou o estímulo pavloviano, não quer mesmo comentar o relatório?
Ou prefere dar crédito aos inúmeros escroques, bandidos e alienados que foram sendo sistematicamente citados ao longo de meses, a par da meia dúzia de cépticos sérios?
Que estupidez a minha, um relatório que demora mais de seis meses a fazer, coordenado por um filósofo que foi dirigente do sistema universitário vários anos, com uma equipa de revisores de luxo, cobrindo várias áreas de especialidade relevantes para a discussão, com um plano de trabalho claro e transparente (incluindo a publicação imediata de tudo no site na internet em que quem quisesse podia dizer o que quisesse), com uma definição quase jurídica das questões a responder (onde estão todas as alegações dos cépticos sérios e dos idiotas úteis que acreditam caninamente que qualquer dúvida sobre alterações climáticas é uma demonstração da invalidade da ciência que as discute), com um registo impressionante de todas as reuniões, actas e documentação de suporte totalmente acessível ao público, e etc., alguma vez pode ser mais credível que qualquer uma das mais delirantes idiotices que foram sendo publicadas, como a que neste blog pode ser encontrada procurando isto:
http://ambio.blogspot.com/2010/01/exemplar.html
Anónimo,
O que chega, chega. Atacar cobardemente pessoas de bem anonimamente é uma pulhice.
E o teu comentário é uma pulhice bem consciente.
henrique pereira dos santos

Anónimo disse...

Mas náo é verdade que os cientistas envolvidos trocaram mensagens que mostram que houve manipulação de dados com o objectivo de forçar resultados que comprovassem uma determinada teoria? Mesmo que os mails fossem pessoais, o assunto não o era -dizia respeito a investigações do interesse de toda a sociedade. Se eu mandasse um mail a um colegade trabalho, dizendo que estava a roiubar a empresa onde trabalhamos, será que esse mail não poderia ser usado como prova contra mim?

Henrique Pereira dos Santos disse...

Camarada,
Isso foi a história que lhe contaram e que deu origem a estes inquéritos independentes.
Leia o relatório (ao menos o índice) e verá que exactamente o que se conclui é que essa história está muito mal contada (como me pareceu a mim e a muita gente desde o princípio, sobretudo porque era o que se concluía de cada vez que se analisava em concreto o que tinha sido escrito, no seu contexto, e não se ia atrás do corte cirúrgico que era usado para contar essa improvável história da carochinha).
henrique pereira dos santos