sexta-feira, outubro 01, 2010

Uma discussão que deve ser feita


Via Blasfémias cheguei a este video e à polémica associada.

Não gosto do filme como de maneira geral não gosto da publicidade de choque.

A minha interpretação é a de que o filme é bastante irónico em relação ao movimento ambientalista mais radical, mas seguramente de mau gosto.

Vale a pena discutir os caminhos da comunicação no movimento ambientalista.

Adenda: verifico que o video foi retirado do site da campanha. Aparentemente o bom senso impôs-se.

henrique pereira dos santos

9 comentários:

EcoTretas disse...

Se fosse um filme de católicos a carregarem no botão, caía o Carmo e a Trindidade...
Se fosse um qualquer pastor Americano a carregar no botão e a destruir corões, havia uma Guerra Mundial...
Com isto, não vai passar nada! Mas merece um emailzinho para a organizaçãozinha

Ecotretas

Miguel B. Araujo disse...

Como não passa de uma mentira sem qualquer fundamento o melhor é ignorar mesmo. O anúncio é tão obsceno que prejudica, essencialmente, quem o faz.

Nuno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno disse...

O anúncio é perfeitamente medíocre no mínimo e proto-fascista no máximo. Infelizmente há quem queira generalizar e pôr toda a gente no mesmo saco, que é certamente um dos maus mas compreensíveis efeitos desta campanha- contribui para uma percepção pública do ambientalista como um radical. É um verdadeiro tiro no pé.

Parece um primo exagerado do anúncio dos animais suicidas que a Quercus lançou à tempos:

http://www.youtube.com/watch?v=CoMqYR9MOuY&feature=related

ou este outro que também teve muita exposição:

http://www.youtube.com/watch?v=w62gsctP2gc&feature=player_embedded

O tema é comum: ênfase na catástrofe sem recorrer às inúmeras razões racionais mas fazendo assustar crianças, fazer explodir vozes contrárias ou personificar ridiculamente animais.

Não percebo como é que sendo que muitas acções que fazem sentido ambientalmente também o são em tantas outras vertentes alguém ainda acha que o medo é o melhor motivador para fazer seja o que for construtivamente.

Já que esta discussão é de facto importante se calhar era relevante mostrar alguns bons e menos maus exemplos:

http://www.youtube.com/watch?v=-4mrjNetc9U&p=30AEE343D106803E&playnext=1&index=9

http://www.youtube.com/watch?v=kcgSNV_t0kU

O meu preferido:

http://www.youtube.com/watch?v=GrlEQ15mVPM


Cumprimentos

Nuno Oliveira

EcoTretas disse...

Estes terroristas de meia tigela pensavam que conseguiam safar-se disto. Apagaram o vídeo. Felizmente, a Resistência já têm várias cópias, e a memória verde-negra será preservada!!!
Vejam novos links em http://ecotretas.blogspot.com/2010/10/verdes-nazis.html

Ecotretas

José M. Sousa disse...

Não percebi quem é que produziu vídeo tão disparatado...

Nuno disse...

Foi uma organização britânica chamada 10:10, menos de 24 horas depois já emitiram uma retracção e eliminaram o vídeos dos canais oficiais, enquanto dizem que não vão fazer qualquer tentativa de censurar ou retirar o vídeo de outras fontes- obviamente vão usar este lixo para aniquilar a organização nos media, apesar de agora provavelmente já não precisarem de ajuda depois desta argolada.

Surpreendem-me duas coisas: o teor da campanha entra aparentemente em contradição total (?) com o que se vê e lê no seu site português e esta bronquice foi aparentemente produzida pelo mesmo responsável pela série Blackadder e uma data de comédias românticas (!).

O movimento ambientalista infelizmente na maior parte das vezes ou rejeita a importância da (boa) publicidade e do marketing ou manifesta-se em cerimónias e anúncios-choque.

Não interpreto isto como "eco-terrorismo" mas como completa azelhice pura e simples.

José M. Sousa disse...

Obrigado

Ainda por cima essa campanha 10:10 não resolve nada de fundamental. Não é com o tipo de propostas que eles recomendam que vão resolver o que quer que seja!

Nuno disse...

A 10:10 Portugal veio renegar este vídeo, sabe a pouco especialmente tendo em conta que o homónimo britânico fez apenas uma acusação disfarçada de desculpa:

http://www.1010global.org/pt/2010/10/esclarecimento-sobre-o-v%C3%ADdeo-no-pressure-da-campanha-brit%C3%A2nica