sexta-feira, dezembro 03, 2010

Buraco na camada de ozono sobre a Antárctida atinge os níveis mais baixos desde 2005


Publicava ontem o Público:

Há já cinco anos que o buraco na camada de ozono sobre a Antárctida não era tão reduzido, informam hoje investigadores neozelandeses, com base em dados de satélite e medições a partir do solo.
O buraco na camada de ozono, uma “porta de entrada” para os raios ultravioletas que podem ser nocivos para a saúde e Ambiente, atingiu uma área máxima de 22 milhões de quilómetros quadrados este ano, comparada com os 24 milhões registados no ano passado, segundo os investigadores do Niwa, Instituto nacional neozelandês para a Investigação Atmosférica e da Água, sediado em Auckland.

O cientista do Niwa Stephen Wood disse ao jornal “New Zealand Herald” que se tem registado nos últimos anos uma tendência para a diminuição do buraco na camada de ozono. “Todos os anos assistimos a variações na dimensão do buraco de ozono, causadas por diferenças na temperatura e circulação atmosférica. Por isso, não podemos dizer com certeza que o buraco na camada de ozono está a melhorar, com base nas observações que fazemos por ano”, comentou. “Ainda assim, temos agora uma série de anos com buracos de ozono menos severos. Isso indica que podemos começar a ver uma recuperação”, disse Stephen Wood, citado por aquele jornal.

O buraco na camada de ozono sobre a Antárctida forma-se todos os anos em Agosto e Setembro e normalmente desaparece em Novembro ou Dezembro. A maior área alguma vez registada foi 29 milhões de quilómetros quadrados, no ano de 2000.

Há qualquer coisa de estranho em tudo isto e que a mim me escapa... mas a notícia é mais do que relevante para que o movimento ambientalista, assobiando, lhe passe ao lado.

Gonçalo Rosa

4 comentários:

Nuno disse...

"mas a notícia é mais do que relevante para que o movimento ambientalista, assobiando, lhe passe ao lado."

Pelos vistos não passou a assobiar porque aqui está a notícia num dos melhores blogues ambientalistas que conheço.

Obrigado por partilhar

a.terra disse...

A Comissão Europeia abriu um processo de infracção ao Estado português através do envio de uma notificação para cumprir, por incumprimento de legislação comunitaria em matéria de tratamento de aguas residuais urbanas e aguas conquicolas.
Ver em:
http://polvodoalgarve.blogspot.com

Alice Lobo disse...

Obrigado pelo post é sempre bom ler, diferentes e "boas" noticias..

cumprs

José M. Sousa disse...

não percebi o que é que há de estranho nessa notícia.