quinta-feira, dezembro 02, 2010

Uma boa iniciativa

Imagem da última acção de voluntariado do projecto
Pela lista de discussão Ambio chegou de novo informação sobre este projecto da QUERCUS.
No caso é uma acção de voluntariado no dia 11 de Dezembro, para a qual convido quem esteja por ali que tenha disponibilidade e vontade.
Se me perguntassem eu teria vários comentários técnicos a fazer, estranharia o enfoque da comunicação no eucaliptal em detrimento do problema muito mais grave (embora mais restrito geograficamente) das plantas invasoras (que é o que realmente está a ser atacado com acções de voluntariado), teria sugestões organizacionais, de comunicação do projecto e de fund raising.
Mas por mais questões pontuais que me pareça que possam ser mais bem trabalhadas, o que eu gostaria mesmo era de tirar o chapéu à QUERCUS por este projecto, pelo menos tanto quanto o conheço (reconhecidamente pouco).
Aconselho a consulta às apresentações sobre o antes do fogo, o imediatamente após e o que se encontra depois da primeira Primavera, mas que não se ligue muito, muito às legendas porque reflectem mais os preconceitos sobre o fogo e os eucaliptos que a realidade observável.
É um projecto gigantesco mas que pelos vistos não amedronta o núcleo de Aveiro da QUERCUS.
E merecem pelo menos esse crédito.
Este é dos casos em que mais um ou menos um voluntário faz diferença. Pensem nisso.


Declaração de interesses: colaboro com a Silvicaima, nesse contexto já ouvi falar deste projecto em termos muito genéricos, mas nunca tive qualquer contacto directo com ele até hoje.
henrique pereira dos santos

1 comentário:

Henk Feith disse...

As organizações são as pessoas. Neste caso, o motor deste projeto é o incansável Paulo Domingues, que contra tudo e todos consegue levar o seu projeto para frente. A Quercus consegue do melhor e do pior, depende quem está à frente das iniciativas.

Para mim, este projeto se aproxima do movimento ambientalista ideal e devo dizer que é com muita satisfação que sou profissionalmente envolvido com o projeto, no entanto sem qualquer mérito meu: não passo de um facilitador.

Henk Feith