quinta-feira, março 31, 2011

Debate sobre nuclear

Hoje, na loja de história natural, às sete e meia da tarde. henrique pereira dos santos

3 comentários:

Anónimo disse...

De acordo com o New York Times ha poucos dias atras, especialistas de fisica nuclear anunciaram que a central de Fukushima ja libertou para o ambiente perto de 20% do total de isotopos radioactivos de Cesio e Iodo libertados durante todo o desastre de Chernobyl.
Entretenato hoje mesmo os jornais indicam que o mar a volta da central nuclear apresenta niveis de radiacao mais de 4000 x superiores ao limite legal no Japao (ja de si inequivocamente superior a baseline de radiacao natural). O que sugere fortemente:

1 - Agua fortemente radioactiva a ser vertida no mar
2 - A forte contaminacao radiologica na agua so e possivel se for agua que este no interior de um reactor em contacto com fuel nuclear derretido logo:
2.1 - Confirma-se a fusao parcial, provavelmente total nos 3 reactores
2.2 - Confirma-se a perca de integridade fisica dos reactores que estao a assim a verter agua em estado liquido (isto nao se tratam de libertacoes de vapor de agua)

Tanto os pontos 2.1 como 2.2 correspodem a situacoes que os nuclearistas prometeram serem impossiveis com os reactores usados nos paises ocidentais devido ao seu desenho, medidas de seguranca etc e tal...
Quanto a Chernobil, que os mesmos nucleristas juram a pes juntos ser uma impossibilidade actualmente, Fukushima ja conseguiu a proeza de chegar a 1/5 dessa "impossibilidade", duas semanas depois da primeira explosao de hidrogenio no reactor 1. Ainda nao acabou, as areas de evacuacao a volta da central estao a ser revistas. E entratnto sairam tambem relatorios de ontaminacao com plutonio (tempo de semi-vida de 24000 anos - Ha quanto tempo que o Homo Sapiens caminha na Terra mesmo?) no solo circundante dos reactores nucleares.

Os mesmos nuclearistas de seguida prometem tambem com os reactores agora de geracao III, Chernobyl, perdao, Fukushima (!) (as diferencas estao a tornar-se cada vez mais esbatidas, as minhas desculpas) Fukushima, perdao Chernobyl, nao, Fukushima como eu dizia e totalmente impossivel com reactores de III geracao.

E um certo engenheiro do IST exclamava excitado a 12 de Marco de 2011 - 1 dia depois do Terramoto + Maremoto e apos as noticias da primeira explosao no reactor nr 1 lembram-se? - e passo a citar: "Ja esta tudo sob controlo!" Assimo mesmo com ponto de exclamacao e tudo, enquanto passava recados a uma Raquel para nao se esquecer do Diesel... Ja agora Raquel, se esta a ler isto, voce lembrou-se do Diesel ou nao...?

Fonte:

http://a-ciencia-nao-e-neutra.blogspot.com/2011/03/o-teste-sismico-japones-seguranca-das.html

Em Conclusao:
Credibilidade desta tralha intelectual? Certamente elevada afinal de contas assinam com diversos apelidos o que desde logo e prestigio assegurado e ainda por cima prefaciam tudo com Prof. e Dr. e doutor por extenso.
Por mim, pobre anonimo sem prefacio ou apelido muito menos multiplo, fico imensamente aliviado por saber quem esta por tras das propostas de trazer estas tecnologias comprovadamente de seguranca verificavel para o rectangulo e contexto regulatorio portugues.
Viva o progresso!

Anónimo disse...

Ah sim! Outra acha para a discussao, ja que, lamentavelmente, nao poderei ir:
Ontem o governo Japones anunciou a possibilidade de ser necessario nacionalizar a Tepco - a companhia electrica "privada" detentoras destes "assets" nucleares - ja que a mesma encontra-se em risco de falir devido a ma (e maliciosa acrescento eu convicto!) publicidade que tem recebido ultimamente...
Eis que o nuclear tem a honra de entrar naquele grupo restrito de empresas, ate agora so os bancos, em que os lucros sao sempre privados mas na hora de desastres e contas volumosas para pagar, la esta o monstro que ninguem dispensa, o Estado papao para amochar e ser sodomizado - sem lubrificante.

Anónimo disse...

"Eis que o nuclear tem a honra de entrar naquele grupo restrito de empresas, ate agora so os bancos, em que os lucros sao sempre privados mas na hora de desastres e contas volumosas para pagar, la esta o monstro que ninguem dispensa, o Estado papao para amochar e ser sodomizado - sem lubrificante. "

A indústria nuclear civil já faz parte desse clube há muitas décadas.
Nos EUA estão dispensados de ter seguros, pagando para isso a exorbitância de 1% dos seus lucros à NRC (o regulador nuclear norte-americano).
No Japão também estão dispensados de ter seguro para eventos que não decorram da actividade normal da central (fusão parcial do núcleo não é considerado normal).
Viver à conta do dinheiro dos contribuintes é coisa que a indústria nuclear sempre fez, desde a I&D até ao tratamento dos resíduos, passando pela mitigação de danos ambientais.
À conta dos outros também eu consigo fornecer energia «too cheap to meter».