segunda-feira, novembro 14, 2011

VII Congresso da SPEA



Há cerca de duas semanas tive a oportunidade de participar como orador convidado no VII Congresso da Sociedade para a Protecção e o Estudo das Aves. Fiquei verdadeiramente impressionado com a qualidade do trabalho que está a ser desenvolvido pela SPEA. Em pouco mais de 15 anos a SPEA tornou-se uma das principais ONGA's portuguesas. Conta com mais de 50 funcionários, e desenvolve trabalho nos Açores, Madeira e no Continente. Esse trabalho tem padrões de qualidade científica que se regem pelo que melhor se faz a nível internacional: as acções são desenvolvidas com objectivos de restauração ecológica bem definidos e são monitorizadas periodicamente. Mas para além do trabalho de restauração ecológica, a SPEA tem vindo a contribuir para melhorar o conhecimento sobre a avifauna em Portugal, seja através da publicações de atlas nacionais, regionais, ou apoiando a edição de guias de campo (o último, um guia da avifauna de Portugal, é um trabalho notável do Helder Costa). Em resumo, a SPEA é um exemplo notável do que é possível fazer quando se juntam as forças dos cidadãos-cientista com os cientistas profissionais e técnicos de conservação. E que melhor grupo para fazer isso do que as aves?

3 comentários:

Anónimo disse...

Era capaz de jurar que já te tinha ouvido dizer que a SPEA se tinha transformado numa empresa de estudos transvestida de ONGA...

alexandre vaz

Henrique Miguel Pereira disse...

De mim não ouviu isso certamente. Mas estou habituado a ser confundido com outros colegas (há varios Henriques na área da biodiversidade em Portugal).

Henrique Miguel Pereira

Thiago disse...

Uma nova linguagem musical da Amazônia para o mundo.
A Música Universal das Linguagens (baseada nas vocalizações dos animais - Sem plagiá-los) é um pequeno ramo da “Música Transmórfica". A Música Transmórfica, foi criada pelos compositores paraenses, Albery Albuquerque e Thiago Albuquerque que se manifesta sobre, através e além das formas percebidas e não percebidas pela consciência humana. Este novo e gigantesco sistema musical transmórfico, trabalha com a simultaneidade entre arte e ciência.
Quem estiver interessado em conhecer essa nova música, ou quiser ouvir alguma conferência, ou audições comentadas (que como já dissemos, tem uma de suas vertente que é essencialmente ecológica e ambientalista) entre em contato pelo nosso e-mail: guirapuru@gmail.com

Links que demonstram a música transmórfico em nível ecológico e ambientalista:
http://www.youtube.com/watch?v=Yty2_aAMcGw

http://www.youtube.com/watch?v=VVXeIcHpQZA

http://www.youtube.com/watch?v=6HAeYagbka8

http://www.myspace.com/alberyalbuquerque