quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Há quem ache que é do calor

Lembram-se deste fim de semana gelado, em especial no Sábado? Pois, foi exactamente esse o dia em que houve mais de 200 fogos.
Sim, mais de 200 fogos num dia. Infelizmente foi um monte de bombeiros apagá-los em vez de simplesmente os acompanhar e controlar os danos.
No Verão verão como teria sido melhor deixar reduzir o combustível, mas será tarde.
Adenda: o pico não foi no Sábado, foi na segunda (que foi efectivamente mais fria) eu é que ando com os dias da semana trocados
henrique pereira dos santos

3 comentários:

Luís Lavoura disse...

Embora o Henrique tenha razão em que, nesta época, é preferível deixar o mato arder, pergunto: que comandante de bombeiros é que terá autoridade e legitimidade para dar tal ordem?
Suponhamos bombeiros chamados para um fogo em mato. Chegados lá, o comandante diz: "deixa arder, que nenhum valor relevante está em perigo". Será que o comandante tem autoridade e poder para dar tal ordem? Não se arrisca ele a que um qualquer proprietário cuja propriedade foi deixada arder o processe por não ter feito tudo ao seu alcance para apagar o fogo?
Repare o Henrique: eu posso ter uma propriedade cheia de mato mas com umas poucas de azinheiras que estou a guardar para lenha. Vem um fogo e destroi as azinheiras. Do ponto de vista dos bombeiros, o fogo destruiu mato que estava lá a mais. Do meu ponto de vista, destruiu umas azinheiras. Portanto, eu posso ficar chateado com os bombeiros!

Henrique Pereira dos Santos disse...

Luís, a responsabilidade de tratar das azinheiras é do proprietário, não é do Estado.
henrique pereira dos santos

Leonardo Serrao disse...

Meu caro Henrique.... Aqui o que joga é a humidade relativa.... Como estava muito baixa, qualquer queimada podia descontrolar-se.... mais do que a temperatura, é a hra que faz a diferença