terça-feira, maio 01, 2012

Do risco e da inovação


Tenho uma ligação próxima ao projecto Biodiversity4all, por isso há muito sabia que isto estava em preparação. Mas só hoje, por acaso, verifiquei que já estava on-line.
Corresponde a um passo tecnicamente complexo e com riscos muito elevados de informação não tão precisa como gostariam os puristas.
Mas é um pequeno passo num caminho novo, possível pela colaboração da ALTRI e pela vontade de ir mais longe.
Às 125 000 observações de espécies podem agora ir-se juntando observações mais complexas.
Espero que não se concentrem nos problemas que daí advirão, que "são de todos e virão", parafraseando o Jorge de Sena sobre a morte, mas sim no que isto representa de inovação, de risco mas também de oportunidade.
Eu gosto de apoiar quem não se assusta com o risco, sem deixar de o conhecer e ponderar.
henrique pereira dos santos

1 comentário:

Anónimo disse...

É um passo relevante e, pelo que eu tenho conhecimento, é a primeira webdatabase que alarga a abordagem específica (literalmente, quer dizer focado em espécies) dos muitos sistemas congéneros na net para evoluir para habitats.

É sabido que a gestão da diversidade se joga ao nível dos habitats mais que ao nível das espécies. Não se consegue proteger ou promover espécies sem enquadrar a mesma no habitat do qual dependem. Ao dar este passo, Bio4All está a dar um contributo para a proteção da biodiversidade, um contributo que se pode revelar significativo. Ora, isto vai depender dos contributos dos colaboradores da Bio4All, que por acaso podemos ser todos, mesmo ao nível dos habitats.

O apoio da Altri não é mecenato. A empresa reconhece a utilidade de disponibilizar informação sobre os habitats presentes no seu património florestal ao público em geral. Nos últimos anos, foram várias as situações em que a nossa informação e conhecimento sobre os valores de conservação foram enriquecidos por contributos de pessoas interessadas nas florestas e sua gestão da Altri. Com os óbvious benefícios para a gestão.

Henk Feith
Gestor florestal do grupo Altri