quinta-feira, janeiro 03, 2013

Cabras, outra vez (e fogo, mais uma vez)

Um dos trabalhos em que estou envolvido e que mais prazer me dão (felizmente, para quem detesta trabalhar, como eu, tenho com frequência que trabalhar em coisas de que gosto) é o que tenho vindo a fazer para a Aguiar Floresta.
É um trabalho interessante de modelação da paisagem com objectivos económicos e de sustentabilidade que, sem surpresa, aponta para soluções ambientalmente interessantes.
Uma parte vem de trás, do que a Aguiar Floresta já faz há mais tempo, como o fogo controlado, que talvez se consiga fazer no fim desta semana e princípio da próxima, integrando-o quer no aumento da resiliência do território ao fogo, quer na potenciação dos efeitos benéficos do pastoreio tradicional que subsiste.
A outra parte, que depois de muitos avanços e recuos dá os primeiros passos concretos, com boas surpresas, é o pastoreio dirigido, que dá origem a estas duas fotografias.


A questão não é apenas afinar a técnica, é torná-la um instrumento económico competitivo, mas para isso é cedo.
Para já o gosto vem de verificar como realmente foi possível derrotar o mato, com pouco recursos a combustíveis fósseis, com menos mão de obra e com manutenção da matéria orgânica no local.
A comunicação é um aspecto fundamental a que dedicamos muita atenção como se pode ver nestes dois videos.


Estamos longe do objectivo, mas estamos um passo menos longe.
henrique pereira dos santos

1 comentário:

Anónimo disse...

http://www.livestockforlandscapes.com/