quinta-feira, abril 11, 2013

A todos os deputados


Li hoje que a Assembleia da República gasta três milhões e 588 mil euros em transportes dos Senhores Deputados.
Ao que me explicam, 92,5% deste valor destina-se, nos termos da lei, ao pagamento aos senhores deputados das deslocações em trabalho parlamentar à Assembleia e ao círculo eleitoral, se diferente do local de residência.
Estes valores são directamente pagos aos Senhores Deputados, por quilómetro, mediante declaração sua de que realizaram essas deslocações.
Há aqui uma responsabilidade individual de cada deputado, independentemente da lei lhe conferir a possibilidade de receber este dinheiro, materializada no pedido que apenas depende da vontade de cada deputado.
É para essa responsabilidade pessoal que gostaria de apelar: prescindam do pagamento ao quilómetro e da deslocação de carro e, pelo menos para os que distritos de Faro, Setúbal, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto e Braga, com um excelente serviço de comboio, façam o esforço solidário.
Poupam dinheiro aos contribuintes, ajudam a financiar a CP, cujos prejuízos contam para o défice, reduzem as importações de combustíveis fósseis, fazem uma viagem descansada e, nalguns comboios, até já há wireless gratuito.
E se o destino final não for ao lado da estação, a CP até tem um excelente acordo com algumas empresas de aluguer de automóveis que, por um valor irrisório, vos permite fazer o resto da viagem de carro.
Pensem nisso, se não for pelos contribuintes, que seja ao menos pelos vossos eleitores.
Deste que se assina,
henrique pereira dos santos

1 comentário:

G.E. disse...

Há um aspecto que sempre considerei relevante nesta questão das deslocações aos círculos de origem: na Assembleia da República nunca há sessões à segunda-feira (nem comissões, nem plenário), porque supostamente é o dia em que os deputados estão 'em contacto com os eleitores' (artigo 57 do Regimento da Assembleia da República n.º 1/2007, de 20 de Agosto).

Até hoje nunca vi uma única notícia (fora dos períodos de campanha eleitoral) referente ao contacto de um deputado eleito por um dado círculo com os eleitores desse círculo.

Tenho, desde há muito tempo, a desagradável sensação que basicamente esta norma das segundas-feiras serve para os deputados poderem gozar fins-de-semana prolongados (3 dias) todas as semanas.

Eu gostava que alguém me mostrasse que estou completamente enganado, que tenho andado completamente distraído e que todas as segundas-feiras há imensas iniciativas de contacto dos deputados com o eleitorado...