sábado, agosto 07, 2010

Francamente, camarada Vasco

Para quem não tenha dado por isso, Vasco Franco é o secretário de Estado da Protecção Civil. Até há pouco tempo o seu desempenho caracterizava-se por uma atitude inteligente: estava calado.
Com o Ministro algures, o Secretário de Estado apareceu a falar dos fogos, inevitavelmente.
Bem sei que a protecção civil, a juventude e o instituto do emprego são locais privilegiados para políticos desempregados e funcionários para quem o importante é tratar da vidinha, sendo mais ou menos indiferente o que fazem profissionalmente. Note-se que não estou a dizer que toda a gente que trabalha nestes sítios é assim, bem pelo contrário, estou é a dizer que são sítios onde há uma percentagem inusitada destes dois tipos de servidores públicos.
O que diz então Vasco Franco?
Deixemos de lado algum desfasamento em relação à realidade nesta caracterização e notemos que o que Vasco Franco diz é mais ou menos o que diria um vendedor de jarros de vinho a um comprador renitente: "repare, 99% do jarro está perfeito, há aqui uma excepção no fundo, mas é só um buraquinho".
Será que ninguém explica ao Sr. Secretário de Estado que o problema são exactamente as excepções? Será que ninguém lhe explica que, como diz o Paulo Fernandes num comentário a este post, 80%, às vezes mais de 90% da área ardida resulta de menos de 5% das ignições, isto é, das excepções?
Eu sei que ninguém considera necessário saber nada de um assunto para se ser governante de uma área específica (e é, em grande medida, verdade) mas convinha explicar que nessas circunstâncias é bom ouvir quem sabe e não apenas o pessoal da comunicação e propaganda.
henrique pereira dos santos

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo genericamente com tudo que escreveu. De facto o sr. VF de vez em quando lá vai dizendo umas coisas, algumas sem sentido. Disse ontem que o estado está a antecipar os pagamentos das despesas às associações de bombeiros. Ele não está a antecipar nada. Anteciparia se adiantasse o dinheiro. No caso o que ele queria dizer é que este ano pagará com menos atraso uma vez que as despesas estão feitas. Depois disse que não há salários em atraso com os pilotos. Mas mesmo isso carece de prova na medida em que outras notícias sobre a matéria são contraditórias. Até parece que há falta de combustível para os aviões em Viseu e segundo as noticias o Sr. FR, presidente da CMV já estará a adiantar combustível da Câmara para que os aviões não parem. E esse senhor ainda disse mais que no final da campanha vai pôr em ordem o aeródromo de Viseu. O que é que ele quereria dizer? Sobre isto o Sr. VF não disse nada e se calhar foi o melhor.

Anónimo disse...

Sobre o desconhecimento da área para a titular politicamente, convém referir que nunca vi um desconhecedor de finanças para Ministro das Finanças e quase o mesmo na saúde. Nas outras áreas é comum serem tituladas por "paraquedistas", que deppois de sairem se tornam "especialistas" na área.
mfs

Anónimo disse...

Peço desculpa ao anónimo anterior: mas nunca viu um desconhecedor de finanças em Ministro das Finanças? e da saúde em Ministro da Saúde? Não viu?!?!...?!?!