quinta-feira, junho 18, 2009

Água do Alqueva é tóxica

Uma notícia no Público de 18.06.2009, reza assim:
A água do Alqueva está contaminada por insecticidas e pesticidas, cuja concentração ultrapassa os limites europeus e pode ameaçar a saúde humana, revela um estudo de um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro. Estes concluem ser necessário "estabelecer planos de monitorização do Alqueva adequados às várias utilizações da água da albufeira".

Há circunstâncias em que preferia não ter razão mas nada do que se está a passar não se sabia antes como se pode confirmar de posições públicas tomadas com anterioridade aqui e aqui. É confrangedor o consenso político que se gerou em torno de um projecto que toda a gente sabia que ia ser desastroso.

5 comentários:

www.maresdomar.webnode.com disse...

Então e agora, a relva dos campos de golfe, vai secar?!?!

Anónimo disse...

Parece que o movimento ambientalista está condenado a ter razão apenas a título póstumo!

juvenal silvestre disse...

País de paparucos...

ZéM disse...

Era previsível...e muito...
E esgotos?
É que vendo o Guadiana junto a Badajoz, logo se percebe que todo aquele esterco empanca em Alqueva!!!

João disse...

Nada para admirar. Infelizmente.
A fúria betonizadora não podia dar ouvidos a quem já previa isto, se juntarmos a isto o risco de salinização apontado por alguns, os fertilizantes usados a montante e durante anos dentro da bacia, o enorme risco de eutrofização devido à percentagem elevada de áreas de pouca profundidade, os esgotos de Badajoz e parte da Extremadura espanhola e das aldeias portuguesas, as queijarias clandestinas, o antigo aterro de Morão e a Portucelrecicla, talvez tenhamos um caldo explosivo.
Mas isso de pouco importa, Alqueva e todos os projectos adjacentes são PIN.