sexta-feira, agosto 14, 2009

Eufemismos

O 31 da Armada resolveu fazer uma acção directa na mais clara tradição dos movimentos de desobediência civil:
Fez uma acção ilegal, mas pacífica e assumindo responsabilidades.
Têm aparecido comparações com a tolice Verde Eufémia doutro Verão.
Mas a verdade é que entre acções violentas e não violentas não há muito paralelismo. E entre acções claramente assumidas pelos seus autores (incluindo aí as responsabilidades pelo desrespeito pela lei) e acções anónimas e sem responsáveis também há pouca comparação.
E o impacto mediático também pende para a acção do 31 da Armada, entre outras razões por não ser violenta e ser apenas uma piada, e não um absoluto moral indeclinável imposto a terceiros.
Espero que o movimento ambientalista radical aprenda a deixar-se de violências nas suas acções e deixe de caracterizar o que faz com eufemismos.
Mesmo que verdes.

henrique pereira dos santos

1 comentário:

Nuno Ribeiro disse...

A imbecilidade e futilidade de pontapetear plantações deu uma aura de fundamentalismo a quem procura apresentar alternativas á produção industrial e apoiada em inovações com vantagens questionáveis. É uma reacção neandertalesca de quem não tem ideias, independentemente de inclinações políticas.

O único crime do inofensivo e típico episódio de silly season da troca de bandeira é não ter grande piada nem originalidade.