quinta-feira, setembro 29, 2011

Praticando a congregação de dados




Sim, outra vez o biodiversity4all. Não porque já tem mais de 94 000 registos e caminha a passos largos para atingir o objectivo de 100 000 registos até ao fim do ano.
Mas porque acho vale a pena realçar de onde vem este novo salto:"devido à inclusão autorizada de dados do site ebird.org".
Ou seja, não se trata de mais gente, de mais observações mas simplesmente de pôr em rede coisas que existem autónomas, com objectivos específicos e geridas a partir dos interesses dos seus promotores.
Eu conheço várias iniciativas em Portugal que têm observações de biodiversidade. O que eu gostaria que os seus gestores percebessem bem as vantagens de dar visibilidade ao seu trabalho e ao mesmo tempo alargar a utilidade social dos seus dados com uma simples ligação a uma plataforma de comunicação que funciona.
Lembrem-se: mestrados, doutoramentos e coisas que tais não se fazem sem dados. Mas não são os dados o essencial, é o que cada um pensa e produz a partir dos dados. Preservar a originalidade do trabalho académico não implica fechar os dados como se fossem um segredo de Estado até ao dia da entrega da tese, bem pelo contrário, o que os outros fizerem dos vossos dados vai provavelmente ajudar-vos a reforçar o ponto de vista original que têm sobre eles.
E isso é o essencial.
henrique pereira dos santos

Sem comentários: