sábado, janeiro 07, 2012

O país vai de carrinho



Há já muito tempo que me interrogo se os serviços públicos devem ter estacionamento gratuito para os seus funcionários (quando estão em localizações com transportes públicos, claro) e tendo a achar que não, que essa benesse deve ser paga. Mas tenho dúvidas.
Já quanto a hospitais e coisas semelhantes tenho menos dúvidas: devem ter estacionamento pago para funcionários (aqui a dúvida mantém-se) e visitantes.
Hoje fui a um hospital privado, e paguei o estacionamento (o resto nem por isso, tem convenções que resultam numa prestação mais barata quer para o utilizador, quer para o meu sistema de saúde, ADSE).
Na verdade o estacionamento pago permitiria maior receita para os hospitais, mais justiça social e, o que justifica este post, maior estímulo à sustentabilidade e uso dos transportes públicos.
Não percebo por que razão esta prática não se generaliza.
henrique pereira dos santos

5 comentários:

Anónimo disse...

No Hospital Pediátrico de Coimbra, os funcionários que quiserem estacionar dentro da área do hospital têm de pagar uma mensalidade de 100 euros. Os utentes pagam uma diária cujo valor desconheço. O problema aqui é que para a grande maioria dos funcionários não existe alternativa de deslocação e de estacionamento. É somente um caso de criar receita, nada mais.

Paulo Tenreiro

Henrique Pereira dos Santos disse...

Paulo,
Não sei exactamente que alternativas existem e acho um bocado absurdo que não existam alternativas de deslocação a um hospital para além do carro. Dito isto, criar receita não é defeito, pelo contrário, é boa gestão.
henrique pereira dos santos

Giga Audio disse...

Uma nova linguagem musical da Amazônia para o mundo.
A Música Universal das Linguagens (baseada nas vocalizações dos animais - Sem plagiá-los) é um pequeno ramo da “Música Transmórfica". A Música Transmórfica, foi criada pelos compositores paraenses, Albery Albuquerque e Thiago Albuquerque que se manifesta sobre, através e além das formas percebidas e não percebidas pela consciência humana. Este novo e gigantesco sistema musical transmórfico, trabalha com a simultaneidade entre arte e ciência.
Quem estiver interessado em conhecer essa nova música, ou quiser ouvir alguma conferência, ou audições comentadas (que como já dissemos, tem uma de suas vertente que é essencialmente ecológica e ambientalista) entre em contato pelo nosso e-mail: guirapuru@gmail.com

Links que demonstram a música transmórfico em nível ecológico e ambientalista:
http://www.youtube.com/watch?v=Yty2_aAMcGw

http://www.youtube.com/watch?v=VVXeIcHpQZA

http://www.youtube.com/watch?v=6HAeYagbka8

http://www.myspace.com/alberyalbuquerque

Anónimo disse...

As alternativas que existem só abrangem quem trabalha no turno das 8 às 16 horas. Quem sai e entra às 24 horas não tem alternativas de transportes públicos senão a utilização de carro próprio. Porque os funcionários de um hospital distribuem-se por 3 turnos. Eu não estou contra o sistema de pagamento de estacionamento e a respectiva criação de receitas. O que eu digo é que este tipo de medida só contempla a criação de receita.

Paulo Tenreiro

Henrique Pereira dos Santos disse...

Paulo,
Este tipo de medidas devem ter sensibilidade suficiente para as situações descritas, isto é, pode haver horários de pagamento e outros de não pagamento. Mas suponho que os cem euros implicam os horários todos, logo...
Mas repara que já estamos a falar de pormenores, o importante é adquirir o princípio, depois discutir toda a flexibilidade necessária para que a coisa seja racional.
henrique pereira dos santos