segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Mau Governo, take two

Li hoje uma entrevista de Rogério Gomes ao Público.
Nada de especial, trata-se de um académico presidente de uma ONG a que ninguém liga (a URBE), a falar de coisas sobre as quais terá honesto estudo mas com curta experiência misturada, ao contrário do que aconselhava Camões.
Três ou quatro coisas me chamaram a atenção.
Uma é o facto de Rogério Gomes ser o presidente do Instituto do Território, coisa privada só integrada por entidades públicas, tanto quanto percebo, e apadrinhada por Pedro Passos Coelho, seja lá o que isto queira dizer.
Outra é o facto de aproveitar a entrevista para ver se saca 200 000 euros ao contribuinte para fazer uma wikipedia do território (ou dos estudos de impacte ambiental, confesso que não percebi bem), coisa que o biodiversity4all mais ou menos faz de borla, que já existe na APA para os estudos de impacte ambiental e no registo dos planos que a administração tem. A menos que eu não tenha percebido o que é, o que se compreende porque não é explicado na entrevista.
E outra ainda foi quando as jornalistas confrontam Rogério Gomes com a sua promessa de que o seu instituto seria um action tank e não um think tank (não percebo a vantagem dos académicos fazerem actions tanks, porque aquilo para que são treinados e serão melhores é mesmo a pensar, não a fazer) são imediatamente identificadas duas coisas práticas em execução: uma carta do desporto nacional para se dizer onde devem estar as piscinas e os campos de futebol (estou a citar seriamente, não estou a acomodar a resposta a qualquer gosto pela ironia) e a outra é um protocolo com a agência das aldeias do xisto para definir o conceito de territórios de baixa densidade (insisto, estou a citar fielmente, não estou a dar largas ao meu gosto pela ironia).
Resumindo, o Instituto do Território é uma entidade privada, exclusivamente constituída por entidades públicas, que presta serviços a entidades públicas sem ter de se submeter às complicações da concorrência e ainda aproveita o espaço público para fazer pressão para aprovação de novas prestações de serviço.
"Segundo Rogério Gomes, a ideia original que levou à criação do IT "foi a perceção de que nestes momentos conturbados compete à inteligência nacional, designadamente à Academia, fazer mais pelo país".", dizia o Expresso no lançamento desta empresa de serviços apadrinhada pelo Primeiro Ministro.
E que tal se a academia se entretivesse a fazer o que lhe é próprio, produzir e difundir conhecimento, em vez de cavalgar o mercado de prestação de serviços de forma desleal e trafulha?
Ao ouvir as declarações de Rogério Gomes para que remete o parágrafo anterior percebe-se que afinal a coisa é mais séria e o apadrinhamento do Primeiro Ministro mais perigoso: é apenas mais uma peça da longa luta dos poderes fáticos contra o ordenamento do território, a pretexto de que o desenvolvimento do país é travado por dois ou três técnicos que vão para casa às cinco da tarde.
Sinceramente já me falta a paciência para esta conversa de tasca.
Estou farto de filhos da mãe disfarçados de anjinhos da guarda do bem comum.
Façam lá o vosso lobbying, defendam lá os vossos interesses, como eu defendo os meus, mas deixem os meus impostos em paz.
Façam-no com os vossos recursos e sejam claros, deixem-se lá de se esconder atrás do biombo da academia e de tentar confundir-nos chamando inteligência nacional ao que não passa da esperteza mais saloia.
henrique pereira dos santos

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora cá está mais um caso de lobby. conheci a Urbe por dentro, e garanto que não é uma coisa de que ninguém fala, ou melhor é mas porque convém... passo a explicar no final dos anos 90 as influencias eram tantas e o que este Dr Rogério detinha que a CM de Lisboa e o Estado Português através do IPJ ofereceu 2 imóveis no centro de lisboa mais um salario chorudo com um carrinho a este senhor... depois começou a furar a minar o país de uma forma discreta em locais com uma aparente pequena importância,do genero de Vila Real vila do Conde salvaterra de Magos... etc etc aí aprimorou o relacionamentos aproveitando os "cerebrozinhos" de jovens universitários etc ... Não me estranha nada hoje o dr passos coelho o apadrinhar ja vem do tempo da urbe de vila real e da relação com a jsd local... o dr rogerio nunca deu ponto sem nó e conseguiu.
Se quiserem saber mais investiguem ... é podre este país!!