sábado, fevereiro 18, 2012

Um justo agradecimento à associação A Rocha

Têm sido várias as notícias sobre este assunto, ou melhor, sobre o desfecho (para já) deste assunto.
O que eu gostaria de destacar é que tudo isto resulta do trabalho de formiguinha da associação A Rocha.
Foi esta associação que fez denúncias, que combateu a inércia (sejamos polidos) da administração, em especial da CCDR Algarve, que não deixou o assunto morrer, que forneceu a base técnica de várias peritagens e que mobilizou os distraídos para o assunto.
Conheço marginalmente o trabalho desta associação mas lembro-me que quando foi a discussão do Plano Sectorial da Rede Natura a Rocha fez o melhor parecer técnico de todos os que vi, com informação clara, com indicações verificáveis e correctas e sem o espalhafato de outras associações que disseram disparates nunca provados, ou das muitas outras que não disseram nada porque de facto não têm grande coisa para dizer.
Ao contrário de uma boa parte do movimento ambientalista que está mais perto dos jornais que dos sapais, a Rocha manteve-se sempre segura e firme neste processo e por isso se chegou aqui, a esta decisão dos tribunais.
Os meus agradecimentos à Rocha que os merece. Fossem mais (e há mais, mas não tantas como eu gostaria) as associações ambientalistas mais preocupadas em fazer bem o seu papel, como é caso da Rocha, que em ter muito visibilidade (que é importante, mas não é o essencial) e estaríamos bem melhor, com um movimento ambientalista mais influente e credível.
henrique pereira dos santos

1 comentário:

Marcial Felgueiras disse...

Caro Dr. Henrique Pereira dos Santos,

Muito obrigado pelas suas palavras, mas é justo estender o reconhecimento às centenas de colaboradores voluntários e contratados, individuais e colectivos, associações e entidades estatais com os quais temos trabalhado para levar a conservação ambiental sempre um pouco mais além e um pouco melhor. Esta pequena vitória é de todos! De facto esta pequena vitória é para todos, mesmo para os que não acreditam na conservação da natureza, porque também eles vão beneficiar com a mesma.

Agradecido,

Marcial Felgueiras
Diretor de Operações
Associação A Rocha